quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

mitos e verdades sobre cuidados com seus cachos!

Eu adoro um cabelo natural, bem tratado. E quando é cacheado eu fico mais feliz. (Penso assim: menos um que cedeu à tirania dos alisamentos.)

Encontrei uma entrevista com o hairstylist Denis da Silva,  publicada pela revista Cabelereiros.com, no caderno Cor e corte, em 17/12/2012, que esclarece pontos importantes no cuidado com os cachos. Tentei fazer um 'melhores momentos', não consegui. :(

Deixei a entrevista íntegra.

"É verdade que o silicone ajuda a manter os fios cacheados saudáveis e "no lugar"?

Não. O cabelo não tem como receber condicionamento se tiver repleto de silicone, que blinda a fibra capilar. O produto dá brilho imediato, mas impede os fios de receberem nutrientes. Quem tem cabelo crespo não deve usar silicone, porque ele bloqueia o condicionamento.

Por que as pessoas acham que cuidar dos cabelos cacheados é difícil?
A Deva está há 4 anos no Brasil com uma proposta de educar a cliente a cuidar do cabelo crespo. Quando criança, todo mundo acha uma pessoa de fios cacheados um anjinho. A partir dos 6 anos, a história muda de figura, e a mãe começa a prender os fios, fazer tranças... Com 13 anos, a mulher já odeia as madeixas em espiral e quer alisá-las. Isso porque ela nunca soube como lidar com elas. O cabelo encaracolado é moda, é estilo de vida. Geralmente, as pessoas que têm fios crespos morrem de medo do cabeleireiro, porque ele sempre quer alisá-los. O salão de beleza precisa abrir a oportunidade para cuidar desse publico.

Como o cabeleireiro pode ajudar a cliente a cuidar dos fios cacheados e crespos?
Não dá para usá-los ao natural sem ter um corte adequado. Cabelos cacheados ou crespos precisam ser cortados a seco, para que o volume possa ser controlado. O cabeleireiro de hoje é o dentista de 100 anos atrás. So "arranca dente", e não sabe nada da composição do cabelo. O cabeleireiro precisa entender que é resposável pelo seu cliente, e oferecer a melhor solução para ele, sem padronizações.

Mais informações:
(11) 2914-5684
www.devabrasil.com.br

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

xampu : cabelo misto ou oleoso

Na minha opinião, a maioria das pessoas com cabelo comprido, sofrem com cabelo misto. Ou seja, oleoso na raiz e secos nas pontas.

Quem tem cabelos mistos ou oleosos sabe o quanto nosso clima quente e úmido, deixa aquele aspecto de sujo, sem volume. Triste!!! A vontade que temos é de lavar todo dia.



Infelizmente, isto faz parte da genética, do meio ambiente em que vivemos, dos produtos. A triste notícia é que ainda não existe cura. Mas, existe excelentes produtos para aliviar o incômodo.

O produto precisa conter:, senão todos esses componentes, alguns desses;

 - Zinco PCA: Possui atividade antisseborréica de ação prolongada, reduzindo o fluxo fisiológico do sebo.

- Complexo hidratante de proteínas hidrolisadas do trigo e oligossacarídeos do trigo: Condiciona, hidrata, penetra na cutícula do cabelo.

- Proteína da Soja Hidrolisada: Cria um filme protetor sobre os fios e tem ação condicionante e efeito reparador dos fios.

- Extrato de Laranja: Ação antimicrobiana e refrescante.

- Copaíba: Excelente antisséptico e cicatrizante.

- Triclosan: Reduz e previne proliferação microbiana.


O que não se deve fazer:

 Evite o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.Procure manter os cabelos sempre soltos.

 Não passe as mãos toda hora no cabelo. Evite também massagens no couro cabeludo. Esses são hábitos que estimulam a produção de óleo.
 Lave os cabelos sempre,com bastante shampoo: limpeza é fundamental.
Use esfoliante capilar uma vez por semana.

 Ao passar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, passe sempre da metade da raiz até as pontas: jamais passe no couro cabeludo.

 Evite água quente, pois a alta temperatura resseca os cabelos e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.

 Curiosidade: Um pouco sobre xampu



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Reconstrução






É um poderoso tratamento para cabelos danificados por tratamentos químicos, mecânicos e meio ambiente poluído. Sua fórmula precisa ser composta por ativos de al
ta qualidade. Muitos produtos no mercado já agem de forma “inteligente” por suas ações diferentes nos fios: raiz, meio, ou pontas.

Leiam o rótulo e depois sinta o aroma do produto. Levanta a mão aí quem compra pela fragrância. ( o/ kkk Eu fazia assim! )


Mesmo os reconstrutores mais potentes não agem na estrutura do córtex do fio, tão pouco modifica a estrutura. Esses procedimentos que tratam alisando precisam ser analisadas com cautela. Eles podem maquiar o real problema.   

sugestões :

Algas marinhas: ricas em açúcares e hidrante.

Aloe vera: poderoso regenerador, hidrante e nutritivo.

Silicones especiais: grupo amino funcional, similares às moléculas do cabelo. Funciona como silicone comum, mas tem um efeito prolongado e proporciona maciez.

Lanolina: turbina a força da celula, proporcionando maior resistência e flexibilidade ao mesmo tempo.

Pool de proteínas: leite, trigo, queratina, pantenol e colágeno, que agem de forma diferente em cada parte do fio, da raiz às pontas.
Manteigas e óleos especiais: manteiga de murumuru e óleo de babaçu, que potencializam o brilho e “desestressam” o cabelo, além de proteger dos agentes externos como sol, poluição e umidade.