sexta-feira, 15 de março de 2013

O tioglicolato de amônia

Tioglicolato de amônia é ...




é um ativo químico obtido pela reação entre o ácido tioglicólico e a amônia destinado para alisar a fibra capilar dos fios ondulados aos cacheados.
É possível realizar serviços de alisamento, relaxamento ou permanente (cachos). O alisamento com Tioglicolato de Amônia (ou Thioglicolato, Ácido Tioglicólico, Sais de Tioglicolato, Etanolamina, Thiolamina, ...) proporciona desde uma redução de volume até um efeito liso. O  potencial de alisamento varia de acordo com a estrutura de cada cabelo.

Há fios que desestruturam com facilidade enquanto outros,
 não mudam de estrutura fácilmente. Assim,
a escolha do produto Suave (fios sensibilizados ou descoloridos) à Resistente (fios naturais e grossos), a escolha e o tempo de ação, será identificada através do teste de mecha feito por um profissional.
Chamado de Química Limpa,  pois suas moléculas (menores do que a dos hidróxidos) retiram menos proteína e água dos cabelos.Atenção!
Menos agressão não quer dizer que todos possam usar.

Embora tenha pH (<9,5) inferior aos Hidróxidos (<12), não deixa de ser alcalino.
Logo, provoca enfraquecimento, ressecamento e pode desbotar a cor, seja ela natural ou tingida.

Simplificando
, ou melhor, complicando ma
is um pouco ...
O fio capilar é formado por ligações de dissulfeto (dois átomos de Enxofre). Quanto mais encrespado for o cabelo, mais irregulares são essas ligações.

O Tioglicolato
- sal de amônio do ácido tioglicólico - é um agente redutor que atua rompendo tais pontes. Com as pontes rompidas, abre-se caminho para o córtex do fio. Então a cistina (aminoácido responsável pela forma e resistência do fio, o qual compõe 36% da fibra capilar) é transformada em cisteína, fato que permite a remodelagem (cachear ou alisar)da estrutura do cabelo.

Uma vez remodeladas de forma mais alinhada, as pontes de dissulfeto são religadas (em parte) pelo Neutralizante utilizado, geralmente à base de Peróxido de Hidrogênio ou Bromato de Sódio.As pontes restantes serão corrigidas com o tempo, permitindo que o cabelo recupere paulatinamente sua forma natural.
Por isso o efeito
não é definitivo.Jamais! Jamais misture:

Tioglicolato + Hidróxido Sódio
Tioglicolato + Guanidina
Tioglicolato + Tentativa de Platinar os Cabelos

Colorações são compatíveis com o Tioglicolato de Amônia. Porém não é recomendado utilizar oxidantes cuja volumagem seja maior do que 30.

Mas Clareamentos Globais (loiros claríssimos) e decapagens fortes
NÃO são recomendados após realizar o procedimento.

Você já tem o cabelo colorido e/ou descolorido e quer alisar com Tioglicolato? Pode.
Porém, jogue-se nos tratamentos  reconstrutores pré e pós-alisamento.

Você já tem o cabelo processado por químicas limpas (Sódio ou Guanidina) e que alisar com Tioglicolato?
Apenas se esperar 6 meses e utilizar somente na raiz após o aval do teste de mecha.O IDEAL é ...
realizar o teste 1 semana antes da aplicação. Pois este é um ativo que desestrutura e demora em reestruturar. O cabelo pode passar no teste no dia e apresentar incompatibilidade 2 ou 3 dias depois.



Imagem: https://solventeuniversal.wordpress.com/2010/11/19/cabelos-e-formas-uma-quimica-de-ligacoes/